Escorregar no uso da língua portuguesa pode prejudicar muito a sua carreira. Confira alguns equívocos comuns cometidos no mundo corporativo e fuja destes erros!
Para ser um profissional de sucesso, muitos são os requisitos. Competência na função, bom relacionamento interpessoal, habilidades técnicas e um bom domínio da língua portuguesa!
É isso mesmo. Não importa se você trabalha com engenharia ou vendas, dominar o uso culto da língua portuguesa é uma condição para o seu sucesso profissional. Especialistas alertam: tropeçar na língua portuguesa pode, sim, prejudicar sua carreira.
Para ajudar você nesta missão, separamos alguns equívocos frequentes que são observados no mundo corporativo, para que possa ficar atento e não errar mais. Confira:
A longo prazo/ em longo prazo Erro: A longo prazo, serão necessárias mudanças. Forma correta: Em longo prazo, serão necessárias mudanças. Explicação: Usa-se a preposição “em” nos seguintes casos: em longo prazo, em curto prazo e em médio prazo.
Anexo/ anexa/ em anexo Erro: Segue anexo a carta de apresentação. Formas corretas:
Segue anexa a carta de apresentação.
Segue em anexo a carta de apresentação. Explicação: “Anexo” é adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere, em gênero e número. Já a expressão “em anexo” é invariável. Lembre-se de que alguns estudiosos condenam o uso da expressão “em anexo”. Portanto, dê preferência à forma sem a preposição.
Caiu em/ caiu Erro: O lucro caiu em 10%. Forma correta: O lucro caiu 10%. Explicação: O verbo cair, assim como aumentar e diminuir, não admite a preposição “em”. E no sentido de descer, ir ao chão, ser demitido, o verbo cair é intransitivo.
Consiste de/ consiste em Erro: A seleção consiste de cinco etapas. Forma correta: A seleção consiste em cinco etapas. Explicação: Consistir é verbo transitivo indireto e requer complemento regido da preposição “em”.
A/há Erro: Atuo no setor de controladoria a 15 anos. Forma correta: Atuo no setor de controladoria há 15 anos Explicação: Para indicar tempo passado usa-se o verbo haver.
À partir de/ a partir de Erro: À partir de novembro, estarei de férias. Forma correta: A partir de novembro, estarei de férias. Explicação: Não se usa crase antes de verbos.
Fazem /faz Erro: Fazem oito semanas que fui promovida. Forma correta: Faz oito semanas que fui promovida. Explicação: Verbo “fazer”, quando sinaliza tempo passado, fica na 3ª pessoa do singular.
Há 10 anos atrás/ há 10 anos
Erro: Há 10 anos atrás, eu decidi comprar um imóvel. Formas corretas:
Há 10 anos, eu decidi comprar um imóvel.
Dez anos atrás, eu decidi comprar um imóvel. Explicação: É redundante usar “há” e “atrás” na mesma frase. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida, sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.
Houveram/houve
Erro: Houveram rumores sobre um anúncio de demissão em massa. Forma correta: Houve rumores sobre um anúncio de demissão em massa. Explicação: Haver no sentido de existir não é usado no plural.
Maiores informações/ mais informações
Erro: Caso precise de maiores informações, entre em contato conosco. Forma correta: Caso precise de mais informações, entre em contato conosco. Explicação: O termo “maior” é comparativo, por isso, não deve ser utilizado nesse caso.
Parcela única/ de uma só vez
Erro: O pagamento será feito em parcela única. Forma correta: O pagamento será feito de uma só vez. Explicação: Parcela significa parte de um todo. O certo é dizer “de uma só vez”.
Por cento veio/ por cento vieram
Erro: Entre os funcionários, 15% é contra a mudança de sede. Forma correta: Entre os funcionários, 15% são contra a mudança de sede. Explicação: Números percentuais exigem concordância.
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci