x

Localizar no site




Produtividade

Dicas para ser produtivo em home office

Acompanhe as dicas da consultora e coach Luciana Tegon, e saiba como fazer do trabalho em casa um aliado para a sua produtividade e qualidade de vida.

 27 de setembro de 2016
6 min de leitura



As relações de trabalho estão mudando a cada dia. Com a tecnologia que nos permite estarmos sempre conectados, podemos trabalhar de qualquer lugar e a qualquer momento. Isso faz com que o home office, como ficou conhecida a modalidade de trabalho na qual os funcionários de uma empresa exercem suas funções em sua própria casa, cresça em todo o mundo.

No Brasil, segundo dados de pesquisa realizada pela Catho, essa modalidade tem aumentado. A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros foi respondida por 26.459 pessoas em todo País e apontou que 62.8% dos entrevistados afirmam costumar fazer home office no Brasil, 34.4% afirmam trabalhar de casa ao menos uma vez por semana, 37.6% afirmam trabalhar de casa de uma a duas vezes por semana, 11. 5% afirmam trabalhar de casa de duas a três vezes por semana e 16.5% afirmam trabalhar de casa mais de três vezes por semana.

Uma das principais vantagens de se trabalhar em casa é não perder uma grande parte do dia no trânsito, principalmente nas grandes cidades. Mas há outras vantagens: a produtividade depende de você, do seu esforço, e não de um chefe soprando no seu ouvido; você pode vestir o que quiser, parar quando quiser, para fazer o que quiser.

Mas para tudo isso dar certo é necessário o dobro de disciplina. É o que explica Luciana Tegon, coach, headhunter e fundadora da Tegon Consultoria. “Penso que assim como temos horário para entrar, sair e descansar no trabalho, o mesmo ritual se aplica ao home office. Você deve ter horários definidos, agenda de compromissos como telefonemas, realização de atividades e tarefas de forma a concentrar-se e organizar-se para que tudo seja cumprido com a maior produtividade possível”, aconselha.

Para isso é necessário ter atenção para não se dispersar enquanto busca uma água ou toma um café, entre outras distrações da casa. “Nada de brincar com o pet, dar uma ligadinha na TV para espiar o que tá rolando ou cair na tentação de dar uma esticada no sofá. Seja sério e comprometido com seus horários. Vale um break no meio da manhã ou da tarde, assim como fazemos na empresa, mas 15 minutos são suficientes, mais do que isso fará com que você fique muito tentado a realmente se entregar a qualquer outra atividade que não seja a que você planejou”, comenta Luciana.

 

Estabeleça limites

Além da disciplina, estabelecer limites para quem trabalha em home office é outro fator essencial. Família e amigos podem acreditar que, por você trabalhar em casa, você está sempre disponível. Com isso, pode ser comum filhos lhe interromperem a qualquer hora para dizer algo que não é assim tão importante (e que nunca seria motivo para ligarem se você estivesse numa empresa convencional). Sendo assim, é importante que que você explique para aqueles que estão ao seu redor sobre a importância da concentração e foco no trabalho, mesmo você estando, aparentemente, no ambiente familiar.

Outro ponto de atenção é que estar na sua casa, no seu espaço, do jeito que você quiser é uma delícia, mas pode ser também o caminho mais rápido para a procrastinação. Por isso, tenha foco, seja determinado e crie uma rotina para que você realize todas as suas atividades no horário que determinou.

“Devemos ter em mente que trabalhar em home office exige uma capacidade muito grande de separarmos as ‘personas’ profissional e pessoal. O alerta reside justamente neste ponto. Cada vez que nos desconcentramos ou saímos do espaço do home office, estamos entregues à selva da casa que está cheia de armadilhas como o sofá, a cama, a televisão, a cozinha e um sem número de outras distrações que podem nos ‘picar’ em horário de trabalho. Nesta linha, cochilos após o almoço são perigosos, atender os familiares o tempo todo também interrompe a concentração e reduz substancialmente a produtividade”, alerta Luciana.

 

Cuide do espaço

Cada pessoa funciona de uma maneira, e se você acha que pode produzir bem trabalhando de pijama na mesa da cozinha, ok, a decisão é só sua. Mas o ideal é que você tenha um espaço específico “para chamar de seu”.  Segundo Luciana, idealmente um home office dos “sonhos” seria acomodado na edícula da casa ou em um cômodo separado no apartamento, como uma dependência de empregada convertida em um escritório aconchegante. “O que vale é a sua disciplina e seu comprometimento, mas estar em um cômodo individualizado fortalecerá seus objetivos, pois você estará menos inserido no contexto doméstico que ameaça sua concentração. Vale um home office em um espaço na sala, em um espaço abaixo da escada que fica supercharmoso ao estilo Harry Potter e até mesmo no quarto. O que vai dizer se o local comporta seu home office é a iluminação adequada, a acomodação de seus pertences e o quanto este ambiente ‘funciona’ em relação a sua necessidade de concentração e produtividade. Se tem dúvida, experimente diversos locais, até ter certeza de qual é o melhor”, sugere.

 

Fuja do isolamento

Uma desvantagem para quem está em home office é ficar mais isolado do contato com as pessoas e, para alguns, este isolamento é nocivo. Nestes casos recomenda-se atividades que possam minimizar esta sensação, como aulas em grupo na academia ou condomínio, participação em ONGs ou trabalhos voluntários, caminhadas ao ar livre, almoço com amigos do trabalho. Ter animais perto do home office pode ser um outro problema, afinal não vai pegar bem um cão latindo enquanto você faz uma reunião no Skype. “Todas estas desvantagens ao meu ver são superáveis e quando comparamos às vantagens, com um pouco de determinação e criatividade, rapidamente elas podem ser eliminadas”, conclui Luciana.

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci