Planejamento, organização e disciplina são comportamente decisivos para uma gestão adequada do tempo e impactam diretamente na sua produtividade e qualidade de vida.
Nesta semana, publicamos em nosso Portal uma matéria descrevendo os vários aplicativos que podem nos ajudar a organizarmos melhor nosso dia a dia pessoal e profissional.
E, como eu sou superadepta de várias daquelas tecnologias citadas (confira a matéria aqui http://renataspallicc.wpengine.com/business/10-apps-que-voce-precisa-conhecer-e-ter/, este tema me inspirou a comentar com vocês um pouco do que eu faço para conseguir me organizar em uma rotina que inclui meu trabalho como executiva, os treinos e todas as atividades pessoais (isso sem contar aquela infinidade de compromissos que uma mulher vaidosa como eu tem, né? Cabeleireiro, manicure, depilação, tempo para me arrumar pela manhã, etc. , etc. E olha que nem sou mãe!).
Em primeiro lugar, aprendi que o grande segredo para conseguir dar conta de cumprir com todas as suas atividades está centrada em três princípios: organização, planejamento e disciplina.
Quando eu estava cursando meu MBA de CEO, na FGV, tive aula com o Maércio Rezende, um prestigiado executivo que liderou negócios no Brasil e no exterior. E ele nos disse algo que me marcou muito: a principal ferramenta de um CEO é a sua agenda! Pode parecer uma afirmação simples, mas, na verdade, por trás disso está o princípio de tudo. Porque, afinal, se você não conseguir gerir a sua agenda, como vai querer administrar um negócio?
Quanto mais atividades você assume, mais organizado e planejado você precisa ser. E minha dica para isso é que você divida o seu tempo, de acordo com as prioridades e demandas, e cumpra rigorosamente aquilo que planejou. Quanto mais você se organiza, mais assertivo fica em suas demandas e mais compromissos consegue cumprir, fazendo o seu tempo render mais e mais.
Hoje a nossa rotina é repleta de reuniões, e-mails, participação em comitês, conferências telefônicas, relatórios… E, se você não souber estabelecer uma organização e rotina adequadas, poderá facilmente se perder em meio a essa profusão de compromissos.
Por isso, pensando em termos práticos, listei algumas condutas que eu sigo e que, quem sabe, poderão ajudar você a se organizar melhor.
E lembre-se: estresse e fadiga raramente são causados pelas atividades realizadas. Geralmente, são consequências daquilo que deixamos de fazer.
Espero que tenham gostado das dicas e até a próxima!
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci