A atleta fitness Aline Rocha conta sua rotina de treinamentos para ter um corpo bonito e saudável. Saiba como um momento delicado em sua vida lhe serviu de inspiração para começar no esporte.
Em dezembro de 2013, Aline Rocha, uma garota moradora de São Gonçalo, Rio de Janeiro, foi diagnosticada com um linfoma não-Hodgkin, um câncer no qual as células linfáticas começam a se modificar, multiplicando-se sem controle e formando tumores.
Seis meses depois, em julho de 2014, Aline fazia sua última quimioterapia e estava curada. E foi exatamente após essa grande vitória, que Aline resolveu levar os ensinamentos que teve com a doença, como disciplina, dedicação, fé e coragem para outra esfera de sua vida: apaixonada por musculação, ela decidiu se dedicar mais seriamente aos treinamentos e se tornar uma atleta fitness.
Aline compete na categoria wellness, destinada a mulheres, e que tem como característica avaliar corpos com volume muscular sem exageros e sem cortes musculares profundos. “Os requisitos na minha categoria são baixo percentual de gordura, músculo aparente, mas sem exageros, simetria, apresentação no palco, simpatia e beleza”, explica a atleta.
Apesar de sua curta carreira, já que competiu pela primeira vez em 14 de abril deste ano, no estreantes na IFBB-Rio (Federação de Culturismo e Fitness do Rio de Janeiro), e já conseguiu ser Top 5 no Mr. Petrópolis, Top 3 Mr. Cabo Frio e Top 2 no Mr. Itaboraí.
Mas a rotina para conseguir um corpo bonito e saudável não é nada fácil. Ela treina, diariamente, uma hora de musculação e, três vezes na semana, faz ginástica localizada e exercícios aeróbicos.
Aliada aos treinamentos, uma dieta bastante regrada. “Dieta sempre! A minha dieta é praticamente à base de proteínas magras, legumes, verduras e uma boa hidratação, continuamente. Faço uma média de seis refeições por dia e nos mesmos horários. Mas, às vezes, abro exceção de comer um docinho”, confessa.
Além dos treinos e da dieta, os suplementos alimentares também são essenciais para a atleta. “Os suplementos que são indispensáveis pra mim são: BCAA, glutamina, as wheyprotein, multivitamínico e ômega 3. Nunca deixo de tomar. Sou a prova viva de que uma pessoa pode manter seu corpo só com uma boa alimentação e suplementos. Muitos me perguntam se tomo anabolizantes. Mas quem me conhece sabe que eu ainda faço acompanhamento médico por causa do câncer e nunca tomaria algo proibido.” E ela jura também que não faz mais nenhum tipo de tratamento estético.
Foco e objetivos
Ter uma meta bem estabelecida! Assim Aline define o principal fator para ter sucesso no treino e na busca pelos resultados. “Se você não tem um objetivo, a probabilidade de faltar aos treinos ou furar a dieta é muito maior.”
Casada, Aline conta que a exposição das competições deixa o marido um pouquinho enciumado, mas nada fora do normal. “Ele sempre me apoiou, seja na superação da doença ou agora com o esporte. Sempre está ao meu lado e me incentivando”, reforça.
Para quem quer começar no esporte ou simplesmente treinar para ter um corpo mais bonito e saudável, Aline aconselha: “procure um profissional qualificado, porque ele poderá dar todas as dicas para que você não se lesione em seus treinos e, principalmente, tenha muita determinação”.
Para 2016, a atleta pretende se preparar ainda mais e focar para chegar ao Arnold Classic (uma das principais competições do fisiculturismo) e ao Brasileiro.
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci