Processo sustenta crescimento e oferece oportunidades internas de crescimento e desenvolvimento profissional
Em seu processo de expansão, a Apsen aumentou a Força de Vendas de Promoção Médica de três para cinco linhas de produtos, com 160 novos representantes, atingindo um total de 724 profissionais (sendo 645 representantes).
E, para que esse processo possa acontecer de maneira organizada e efetiva, realizamos uma reorganização da área. Nesse processo, analisamos variáveis para definirmos, em conjunto com a Força de Vendas, qual a delimitação territorial de cada setor do Brasil considerando:
• Quantidade de médicos disponíveis;
• Nível de adoção digital dos médicos com algoritmo que leva em consideração sua atuação em redes sociais, nível de aceitação de visitas virtuais e participação em eventos virtuais;
• Quantidade de produtos na grade de cada time;
• Sinergia entre as especialidades médicas e os produtos da grade;
• Representatividade dos produtos Apsen e dos mercados de atuação;
• Evolução dos produtos Apsen e dos mercados de atuação;
• Participação de mercado;
• Tempo de deslocamento dos representantes;
• Experiência dos gestores da força de vendas.
O Deployment de 2021 já foi o terceiro realizado com 100% de recursos internos, o que nos possibilita total segurança nas informações e gera um modelo único Apsen. Além disso, oferece oportunidade de economia e, principalmente, de aprendizado e desenvolvimento para as pessoas que participam desta jornada.
Em termos de amadurecimento, é motivo de muito orgulho para todos os envolvidos olhar para trás e constatar que todas essas análises e decisões tomadas em conjunto nos conduziram para a geração de mais empregos, dando cada vez mais oportunidades de desenvolvimento de carreira para as pessoas e, como consequência, alavancando o crescimento da nossa Nação Azul, em meio a um mercado altamente competitivo. Também é importante dizer que, em nenhum momento, tivemos de retroceder e diminuir nossa estrutura, o que nos dá a convicção de que o modelo funciona muito bem e provoca uma vantagem competitiva.
Além de oferecer para a força de vendas um desenho territorial maximizado que possibilite sua atuação de forma focada e fluida, levando cada vez mais informações relevantes, para que os médicos possam tomar a melhor decisão prescritiva para o tratamento dos seus pacientes, o processo de Deployment tem o objetivo macro de proporcionar e alavancar o crescimento da empresa, em médio e longo prazos, e, no curto prazo, temos a otimização e configuração das grades de produtos trabalhados por cada time da força de vendas. Tal procedimento nos dá a condição de garantir a manutenção dos produtos estabelecidos e realizar o lançamento de novos ou indicações com segurança, fazendo com que nossa mensagem chegue aos médicos de forma cada vez mais relevante e inovadora.
Outro ganho relevante é o desenvolvimento e reconhecimento das pessoas, pois a maioria das vagas de nível gerencial é preenchida com nossos talentos internos.
Mais um projeto de sucesso da Apsen que só foi possível pela atuação da equipe que faço questão de citar nominalmente: Hilton Cavalcante, Gerente de Excelência Comercial, Elton Rabello, Gerente de Produtividade da Força de Vendas, Emerson Prado, Especialista de Produtividade da Força Vendas, Fernanda Gnochi, Analista de Inteligência de Vendas, Maria Eduarda, Analista de Produtividade da Força Vendas eRoberto Mussato, Consultor.
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Rê Spallicci