Planejamento estratégico 2025 da Apsen terá apoio essencial das reuniões de resultado
Após concluirmos com êxito o primeiro ciclo do planejamento estratégico (2015-20), estamos iniciando agora, na Apsen, o segundo ciclo que seguirá até 2025 e deve nos levar a um crescimento exponencial. Um dos muitos aprendizados que tiramos do primeiro ciclo de nosso PE é que não basta estruturar uma estratégia que garanta o crescimento sustentável, é preciso garantir a capacidade de execução desse plano. E isso passa, sem dúvida, por assegurar o alinhamento e engajamento de todos em torno da estratégia.
Foi pensando nisso que este ano investimos na criação de um novo modelo de reunião de resultados que ajudasse a gerar esse maior conhecimento e sinergia. Até então, as reuniões eram mensais e específicas para abordar os indicadores: cada vice-presidência apresentava seus indicadores do período, justificando as razões para ter ficado dentro ou fora da meta, bem como o que estava planejando fazer para alcançar o previsto, avaliando fatores internos e externos. Quando desafiei nossa equipe a buscarmos um novo formato, nosso objetivo era ir além do aspecto meramente informativo, fazendo com que as áreas pudessem desenvolver uma visão holística, de como os processos de cada área se conectam para atingirmos o objetivo final proposto no planejamento.
Após muita discussão, chegamos finalmente a um novo modelo: a nova reunião de resultados acontece trimestralmente, em duas tardes, reunindo todos os gestores da empresa. Cada área de negócio fala não só dos indicadores, mas também da estratégia que vem conduzindo, procurando explicar para as demais áreas as decisões, o que foi entregue até o momento e o que precisará ser feito, levando em consideração todas as possíveis variáveis. Isso é muito positivo, porque a partir do momento que você conhece a história e toma conhecimento da estratégia, você entende como e em quais pontos sua área precisa se adequar para acompanhar o ritmo das demais.
Nossa primeira reunião no novo formato aconteceu nos dias 27 e 28 de julho e reuniu 45 gestores de diferentes áreas. O feedback dos participantes foi bastante positivo, com todos afirmando que o novo formato certamente garantirá o alinhamento e um maior engajamento entre as áreas, contribuindo decisivamente para o alcance dos objetivos estabelecidos.
Quero agradecer aqui ao Erik Amaro de Faria, do Planejamento Financeiro, e nosso consultor Carlos Bonatto, que aceitaram o desafio, se dedicaram a desenvolver esse novo modelo e vêm coordenando esse trabalho e fazendo a interação entre as áreas sempre com muito carinho e dedicação.
Leia também:
Desafios da gestão estratégica
Apsen probiotics day é enorme sucesso
De estagiária à diretora – conheça minha trajetória na Apsen
Busque seu propósito. Deixe o seu legado.
Rê Spallicci