Saiba o que faz um especialista de validação de sistemas computadorizados e sua importância para a indústria farmacêutica.
O que faz?
Atua com o objetivo de validar e garantir a execução e confiabilidade dos processos e dos sistemas computadorizados, a fim de assegurar a qualidade dos produtos, verificando e comprovando que são produzidos conforme as legislações vigentes.
Rotina de trabalho
Participada contextualização dos projetos, avaliando a viabilidade de alterações em processos, implementação de novos sistemas de todas as áreas com impacto em BPx, planejando, avaliando, evidenciando, relatando e documentando, de forma a atestar que ocorrem de modo controlado, conforme procedimentos e normas estabelecidas. Após concluir a validação inicial, o especialista atua na revisão periódica dos processos e sistemas, com o objetivo de garantir que eles estão ocorrendo de acordo com as especificações estabelecidas em estudo, através de evidências documentadas.
Importância para os negócios
O especialista de qualidade assegurada atua exatamente para certificar a qualidade dos produtos, a saúde e segurança dos pacientes, garantir a integridade dos dados gerados durante a fabricação e processos subjacentes, comprovando que os produtos comercializados são produzidos conforme as Boas Práticas de Fabricação e normas regulamentadoras vigentes.Através das atividades executadas por esses profissionais (farmacêuticos), a Indústria Farmacêutica pode obter o certificado para comercialização de seus produtos.
Pontos positivos e desafios
Pontos Positivos: atuar em todas as áreas da Indústria Farmacêutica (IF), desde a concepção do projeto estrutural, envolvendo-se com todas as áreas da indústria e obtendo conhecimento e visão do processo de fabricação e distribuição de medicamentos, até o cliente final.
Os desafios são: manter-se atualizado perante as novas legislações e tecnologias, interagir com todas as áreas e fornecedores, atuando de modo a demonstrar que o trabalho de validação é importante na rotina e deve ser realizado de forma a asseverar a robustez e confiabilidade dos dados gerados.
Formação acadêmica
Graduação e especialização em farmácia.
Perfil e principais competências
O profissional deve aspirar ao conhecimento e à vontade de aprender, pois os processos mudam constantemente. E ainda deve interagir e ter empatia, uma vez que se relaciona com diversas áreas.
Qual é, em geral, a trilha de crescimento na carreira?
A trilha de carreira consiste na execução, como analistas e especialistas; revisão e aprovação como supervisores e coordenadores.
O futuro
O futuro é promissor, pois as pessoas continuarão precisando utilizar medicamentos inovadores. Também as exigências estarão cada vez mais acirradas para garantir a validação dos processos e a integridade dos dados, de modo a não denegrir a imagem da empresa no mercado.
Uma dica para quem deseja ingressar nessa carreira
O profissional deve ter amor à profissão, dedicar-se ao estudo, visto que a profissão exige empenho e conhecimento.
Leia também:
Saiba o que faz um analista de documentação farmacotécnina
Saiba o que faz um analista de treinamento
Saiba o que faz um propagandista
Busque seu propósito. Deixe o seu legado.
Rê Spallicci