Mudanças simples podem te levar a uma nova fase de sua carreira
A procura de emprego é como uma maratona. E, assim como um corredor em treinamento, você precisa desenvolver uma estratégia, criando novos hábitos para ajudá-lo a atingir seu objetivo.
Esteja você saindo da faculdade ou procurando um novo desafio, encontrar um novo emprego – e o emprego certo – é um investimento de longo prazo de seu tempo e talento.
Saiba o que você está procurando
Os corredores definem metas, mesmo que seja apenas terminar a corrida com um melhor tempo pessoal. A maneira como você procura um emprego não deve ser diferente.
Ao se candidatar a empregos, é tentador se candidatar a todo e qualquer trabalho que encontrar, apenas cadastrando seu currículo e esperando que algo aconteça. Em vez disso, concentre-se nos empregos que realmente deseja, nas funções que o enchem de confiança e entusiasmo.
“Que tipo de trabalho seria ideal para você?” perguntou Darren Kaltved, um especialista em desenvolvimento de carreira que compartilhou algumas dicas de procura de emprego com o LinkedIn. “Em que tipo de ambiente de trabalho você teria mais sucesso? Com que tipo de cultura e indivíduos você gostaria de trabalhar?”
Kaltved observou que as respostas a essas perguntas podem ajudá-lo a visualizar para onde deseja ir com sua carreira e como deve chegar a ela.
Personalize cada envio
Os corredores planejam o terreno que estão enfrentando e trazem seus melhores equipamentos para a corrida. Então, traga a melhor versão de si mesmo junto ao seu currículo e carta de apresentação.
É tentador construir documentos generalizados – algo que você pode enviar para qualquer oportunidade que cruze seu caminho – apenas para tornar o processo de inscrição mais fácil. No entanto, poupar o esforço extra pode atrapalhar seus objetivos.
De fato, recomenda-se que você avalie suas habilidades e adapte as atualizações de seu currículo para destacar realizações e experiências relevantes para a aplicação que está à sua frente, e inclua em seu currículo e carta de apresentação as palavras-chave da descrição do trabalho aí postada.
Lembre-se de que quanto mais o seu currículo reflete o conhecimento do que está sendo buscado, maior a probabilidade de você ser qualificado e chegar a tão esperada entrevista.
Construa uma comunidade
No dia da corrida, tudo depende de você, mas os corredores constroem comunidades para ajudá-los a treinar, compartilhando experiências e sucessos, a fim de motivar a todos.
Assim como correr, candidatar-se a novos empregos é, em última análise, uma tarefa solitária, mas saber que outras pessoas estão passando pelo mesmo processo pode tornar isso mais fácil.
Podem ajudar a construir uma comunidade ao seu redor pessoas que estão enfrentando os mesmos desafios e frustrações que você pode estar enfrentando na busca por um novo emprego. Com isso em mente, muitos sites e recrutadores recomendam networking, procurando se relacionar com pessoas da área que você está perseguindo.
Sites de carreira, como o LinkedIn aqui, oferecem opções para encontrá-las em sua área ou em empresas nas quais você deseja se inscrever. As feiras de empregos também podem ser uma ótima maneira de conhecer pessoas em seu setor e aprender mais sobre os empregos disponíveis.
Mantenha-se positivo
Você pode não ganhar a corrida na primeira vez, mas isso não é motivo para parar de tentar.
Apenas alguns poucos sortudos não enfrentarão a rejeição em sua busca por uma nova carreira, e você precisa estar pronto para aceitar as frustrações que vêm com o fato de ser preterido.
Como você responderá em seguida, no entanto, é um hábito tão importante a se desenvolver quanto qualquer outro, e será a decisão mais pessoal que tomará. Mantenha sempre a esperança e a confiança em seus atributos e qualidades… E tenha sempre em mente que a corrida é uma maratona, e é preciso constância e determinação para cruzar a linha de chegada.
Leia também:
O que faz alguém feliz no trabalho
Busque seu propósito. Deixe o seu legado.
Rê Spallicci