Em tempos de vídeos conferências e mensagens instantâneas, como ficar atento para que a sua mensagem não se perder nas infovias
Gente, fala a verdade… se antes, a tecnologia já nos deixava horas no ambiente virtual, com os aplicativos de comunicação, as redes sociais e todas as funcionalidades do celular, agora, então, com o confinamento, nem se fala. Ou melhor, fala-se muito, escreve-se muito, grava-se muito. São vídeochamadas, mensagens, posts, stories, blogs, vídeo-aulas, lives, podcasts, cada vez mais surgem formatos digitais diferentes, ampliando as nossas relações.
Sim, as relações estão mais virtuais que nunca! E, por serem muitas, precisamos estar atentos para não nos perdermos, não é mesmo? Todo mundo quer ser mais rápido, pra falar mais, pra receber mais, pra ser o primeiro a saber, o primeiro a compartilhar. Mas é nesse momento que precisamos ficar atentos, para não perder tempo, para não perder o foco, e nem perder a atenção ao como e ao quê falamos… afinal, dependendo de como estamos nos expressando numa conversa, podemos causar mal-entendidos.
Por isso, precisamos tomar ainda mais cuidado com alguns detalhes e práticas na nossa comunicação. Pensando nisso, trago aqui algumas dicas para compartilhar com vocês.
Como evitar o envio de uma mensagem descuidada que pode ser interpretada como agressiva?
O tom da comunicação é o segredo. Se temos que ser formais em excesso, ou tratar de um assunto chato, podemos facilitar o entendimento do que queremos comunicar utilizando alguns recursos.
Emojis, use mas não abuse
Os e-mojis podem nos ajudar muito, sinalizando um significado, amenizando uma emoção. Mas é preciso tomar cuidado, principalmente na comunicação corporativa. 😉
Eles não são proibidos, claro! Mas, é preciso cuidado quando o ambiente não é tão informal assim ou quando não temos intimidade com o interlocutor. Ou seja, os emojis podem ser excelente aliados para ajudar você a dar o tom da conversa, mas não exagere.
Revisar para não se arrepender
Outra excelente tática, para não correr riscos à toa, é revisar sua mensagem – principalmente os erros de digitação – para não passar a impressão de que você estava com pressa ou, de alguma forma, com o ânimo alterado ao enviar.
Além da revisão ortográfica e gramatical, ambas importantes, leia a sua mensagem em voz alta para garantir a clareza do que quer transmitir e para não deixar o seu interlocutor ansioso entendendo um “vamos conversar”, quando na verdade você estava querendo dizer “vamos discutir sobre isso depois”.
Riscos judiciais
Os riscos de desencontros e estresses na comunicação não ficam restritos à interpretação pura e simples, entre duas pessoas. Hoje em dia, mensagens nos meios eletrônicos já estão sendo usadas como provas até mesmo em processos judiciais. Ou seja, escrever é se comprometer e, a partir de agora, ainda mais.
Então, todo cuidado é pouco na hora de apertar o enter. Seja para enviar um texto ou um áudio. Tudo pode ter sido dito de uma maneira, mas ainda assim ser interpretado judicialmente de outra.
Cuidado também ao receber mensagens
Sim, os riscos não estão apenas quando emitimos as mensagens. Quando somos o destinatário, por exemplo, temos algumas condutas a seguir também. Leia e-mails e mensagens e, se possível, responda assim que receber ou acuse o recebimento e diga que vai responder tão logo puder. Não esqueça mensagens, ou separe as que não respondeu. Agradeça a atenção de quem lhe enviou.
Lembre-se, o ambiente digital facilitou muito a nossa vida, mas não nos livrou de sermos educados. Principalmente quando você está falando pela empresa!
Network sim, mas conhecendo bem as ferramentas digitais.
Além de ser essencial conhecer as redes, e isso implica em saber exatamente pra que serve e o uso adequado de cada uma das plataformas, é necessário também tomar alguns cuidados básicos na hora de usá-las.
Mesmo sem entrarmos aqui no mérito de cada uma, quero destacar o que é comum à todas, em especial quando se trata de comunicação corporativa:
Não exponha assuntos pessoais em páginas corporativas.
Isso é o mínimo que não devemos fazer (por mais que o interlocutor também goste de cachorro, de gato, de esportes, ou conheça sua família…rs), ainda mais quando o seu negócio ou o da empresa na qual você trabalha, não diz respeito ao assunto que você está tratando ali.
Preserve a imagem da sua empresa, não polemize.
Gente, que necessário nesses tempos, hein? Por favor, não trate polêmicos nas redes. E, vamos combinar, polêmicas é o que mais temos ultimamente (e não tenho nada a declarar, tá? hehehe)!
É bom pesquisar o contexto e opiniões favoráveis e contrária sobre o assunto, caso seja imprescindível a sua opinião. E, se possível, peça licença para falar sobre isso ou aquilo em outro ambiente da plataforma, talvez de forma mais privada. E nem preciso lembrar vocês de que, na rede, não temos garantia de privacidade de qualquer conversa, certo?
Compartilhar opiniões pode ser arriscado.
Isso mesmo, compartilhar informações ou opiniões alheias é algo perigoso se você não tiver autorização para fazê-lo. Por isso, é prudente pedir licença para levar um post para sua página pessoal, ou se certificar de que aquele conteúdo pode ser compartilhado na sua página corporativa… existem os direitos de imagem, os direitos de fonte, etc. Mesmo que algo seja público e o conteúdo esteja aberto, principalmente, se você não é jornalista, procure sempre citar a origem.
Sabe aquilo que já falamos sobre os riscos de problemas com a justiça? Então, cyberbullying é um exemplo do que pode ser considerado assédio virtual. É algo extremamente delicado, e todo precaução é pouca na hora de citar alguém conhecido ou não, para não correr risco de ser acusado de estar praticando cyberbullying.
Cuidado com o overposting!
Gente, publicar em excesso também é um risco para a imagem. Muita informação é bom, mas existe um limite diferente para cada plataforma. É bem desagradável, rolar o feed e ver inúmeros posts de uma mesma pessoa ou empresa. Planejamento e calendário nesse caso, são imprescindíveis. Eu trabalho dessa maneira há anos e garanto que funciona. Pensando sempre na realidade de cada canal. Não dá pra falar demais no twitter, ele existe para pequenas e rápidas informações; só replicar, replicar e replicar no facebook para impressionar seus seguidores, acaba surtindo o efeito contrário; também não é conveniente usar o linkedin para expor a sua opinião sobre assuntos que você não entende. Enfim, use o bom senso para usar bem cada uma das redes. Busque referências de outras pessoas e empresas do seu segmento que são reconhecidamente admiradas. Esse aprendizado é essencial para alcançar bons resultados. E, vamos combinar, não dá pra ficar fora desse mundo.
Nunca compartilhe seus dados.
Gente, isso é fundamental: nunca compartilhe seus dados pessoais e nem mesmo da empresa em posts nas redes. Há roubos de CNPJ acontecendo por aí, sabia? seu celular pode ser clonado ou um aplicativo dele; e tantos outros inconvenientes por um simples descuido que vai te dar muita dor de cabeça.
Enfim, quanto mais você souber usar a comunicação no ambiente digital, melhor pra você, para sua empresa e para toda a coletividade!
Espero que o recado tenha chegado e você tenha curtido. E se você tiver mais alguma dica que possa ajudar no bom uso da comunicação remota, deixe aí nos comentários. Vamos, juntos, melhorar cada vez mais nossa comunicação. Precisamos muito dessa colaboração para construirmos um futuro novo e muito melhor!
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Rê Spallicci