Confira cinco dicas matadoras para incrementar o seu desenvolvimento profissional no ano que se inicia.
Comecinho do ano… E eu já fiz a minha listinha de metas para os próximos 365 dias. Você já fez a sua? Quem sabe o ano de 2018 não seja aquele em que você lerá todos os livros a que se propôs, fará exercícios todos os dias, conseguirá aquela promoção ou se tornará fluente em uma língua. Afinal, acredito que temos de nos impor sempre metas ambiciosas e correr atrás dos nossos sonhos!
No entanto, por mais que tenhamos no horizonte metas desafiadoras, não podemos nos descuidar do nosso dia a dia e tentar efetivar de uma forma melhor e mais produtiva aquilo que já fazemos hoje!
Por isso, que tal colocar nas suas resoluções de ano novo algumas mudanças significativas que podem fazer uma considerável diferença em seus níveis de eficácia e estresse, além de potencializar a sua carreira?
Eu separei aqui cinco dicas que podem ser aplicadas desde já, e que serão grandes indutores para o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Confira!
1 – Pare de procrastinar
Não adianta! A procrastinação ou o famoso “deixar para depois” é algo cultural em nós, brasileiros. E ela afeta muito a sua produtividade e até mesmo a sua qualidade mental. Deixar algo para depois faz com que sua mente esteja sempre com aquele trabalho em foco e não permite que você realmente se concentre no que está fazendo naquele momento.
Muitas vezes, a procrastinação é causada pelo medo. Deixamos para depois aquilo que acreditamos que dará muito trabalho ou não teremos competência para resolver. E é aí que tudo se complica. Porque, se aquele trabalho for exatamente o que nos demandará mais esforço, adiá-lo aumentará as possibilidades de falhas!
Uma dica é utilizar a regra dos cinco minutos. Se você tem um trabalho que está sempre deixando para depois, tome a resolução de trabalhar nele por cinco minutos, ao invés de começar com a intenção de completar o projeto inteiro. Essa atitude pode ajudar a reduzir a inibição e o que os psicólogos chamam de “custos de uma atividade”. E, ao começar, certamente você verá que ele não era tão complicado quanto você estava fazendo parecer. Programe-se para, em um espaço curto de tempo, dedicar-se a ele por mais dez minutos, e assim, sucessivamente, até se achar confortável para concluí-lo!
2 – Organize-se
Organização está diretamente relacionada com planejamento. Desenvolva o hábito de criar uma rotina simples que lhe permita desempenhar suas atividades de forma mais assertiva e eficaz. Fazer uma lista das atividades que precisam ser desempenhadas ao longo da semana, rever a agenda antes de assumir novos compromissos e sair com antecedência para evitar atrasos, por exemplo, potencializam seus resultados. Manter uma rotina não tem nada a ver com levar uma vida monótona e repetitiva. Trata-se de seguir uma sequência lógica de atividades que evitem o desperdício de tempo com distrações. Quando você desenvolve um método, suas tarefas são cumpridas de forma mais rápida e eficiente.
Reserve 15 minutos por semana para se organizar, faça uma lista de tarefas e vá ticando seus compromissos realizados diariamente. Você vai se agradecer pelo estresse diário que economizará.
Há muitos aplicativos que podem ajudá-lo muito nessa tarefa, e você pode conhecer mais sobre eles no meu artigo Ferramentas digitais para turbinar sua carreira.
3 – Saiba dar e receber feedback
O feedback positivo é uma ferramenta poderosa para criar equipes saudáveis e profissionais produtivos. Por isso, é fundamental que você saiba como fornecer e receber feedback.
Para fornecer, siga uma fórmula simples: seja específico, discuta o impacto do comportamento da outra pessoa e mostre sua gratidão.
Ao receber feedback, esteja aberto às oportunidades de aprendizado e não seja reativo. Quando se sabe escutar, não é preciso esperar para que o mentor certo apareça. Qualquer comentário sobre o seu trabalho pode ser valoroso para o seu aprimoramento e desenvolvimento pessoal.
4 – Incremente o seu networking
Ter uma rede de contatos é estar pronto para ajudar e ser ajudado, é ter expectativas em relação aos outros e lidar com as expectativas que eles têm em relação a nós. Fazer networking não é se insinuar nem tentar obter vantagens sem dar nada em troca. Não é assim que se desenvolvem relacionamentos em que todo mundo se sinta feliz e realizado. Fazer networking é, acima de tudo, saber trocar, conectar e compartilhar!
Profissionais que têm uma rede de contatos eficiente chegam mais facilmente aos tomadores de decisão e têm a vantagem adicional de obterem mais recomendações e introduções pessoais, que são sempre muito úteis para o desenvolvimento de oportunidades de negócios, tanto para quem quer crescer na carreira como para quem pretende se tornar um empreendedor.
É o que explica Diane Darling, consultora chefe da Effective Networking, empresa especializada em seminários e palestras sobre o tema:
“Ter uma rede de relacionamento significa estar rodeado de pessoas que nos desejam sucesso, saúde e segurança, tanto na vida pessoal como na profissional. Pessoas que estejam sempre dispostas a nos ajudar, a compartilhar ideias, a reconhecer nossos esforços e, quando apropriado, nos ajudar a voar mais alto. Fazer networking é construir relacionamentos antes de precisar deles. Quando surgir a necessidade, eles estarão lá, dispostos a nos ajudar. Networking não é uma técnica de marketing ou de vendas, tampouco um modo de conseguir emprego ou patrocínio para algum projeto. Na verdade, é reunião dessas atividades inter-relacionadas que funcionam muito melhor juntas do que separadas”, ensina.
Se quiser saber como pode fazer para aumentar seu networking, dê uma conferida no meu artigo Networking: fazer bons relacionamentos é essencial à sua carreira
5 –Identifique e solucione problemas!
Cultive a arte de identificar problemas e, principalmente, de buscar soluções. Por meio da curiosidade, aprenda a ver os problemas e as oportunidades que eles representam.
Por que o problema existe em primeiro lugar? Que oportunidade há para mudá-lo? O que outras pessoas já tentaram fazer sobre isso? O que pode ser feito para melhorá-lo? Quem já está trabalhando nisso, e que progresso eles fizeram ou não?
Após identificar vários problemas, se esforce para resolver pelo menos um deles! Escolha aquele que esteja mais alinhado ao seu perfil e habilidades e trabalhe duro até solucioná-lo.
Ao agir assim, você experimentará um maior grau de engajamento na sua carreira e, talvez, a resolução desse problema o leve a uma nova oportunidade profissional!
Além dessas cinco dicas, coloque como meta em 2018: ler mais, aprender um pouco a cada dia e conversar mais com pessoas do seu setor. Todos somos ignorantes em uma infinidade de assuntos, e despertar a curiosidade, seja por meio de livros ou de interação com outros profissionais, vai torná-lo cada dia mais preparado para os desafios da sua carreira. Lembre-se de que você é o maior responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional e está em suas mãos buscar conhecimento e crescimento!
Faça de 2018 um ano de aprendizados e não se preocupe tanto em colher os resultados, pois, agindo assim, eles virão naturalmente!
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Rê Spallicci