Dando início à série “5 dicas de executivos de sucesso”, conversamos com Flávia Altheman, diretora-executiva de Marketing e Inteligência de Mercado da Via Varejo, empresa que administra duas das principais marcas de varejo do País, a Casas Bahia e o Pontofrio. A executiva falou também sobre o papel da mulher no mercado de trabalho.
Em um momento em que os temas do empoderamento feminino e da luta pela diminuição da desigualdade entre os gêneros vêm ganhando força na imprensa, nas redes sociais e no cotidiano da população, o jornal Meio & Mensagem, principal publicação do segmento publicitário nacional, realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a edição brasileira do Women to Watch.
Idealizada pela publicação norte-americana Advertising Age, em 1997, a iniciativa propõe destacar mulheres que, em suas respectivas áreas de atuação, têm mostrado sua capacidade de liderança e criatividade, e que, por essa razão, merecem ficar ainda mais sob os holofotes da indústria.
E, para dar início a nossa série “5 dicas de executivos de sucesso”, conversamos com uma das cinco profissionais escolhidas pelo Women to Watch 2015: Flávia Altheman.
Flávia ocupa, desde 2014, o cargo de diretora-executiva de Marketing e Inteligência de Mercado da Via Varejo, empresa que administra duas das principais marcas de varejo do País, a Casas Bahia e o Pontofrio.
Para ela, as cinco dicas de sucesso são:
Graduada pela Unip, com pós-graduação em Planejamento Estratégico pela FGV, Flávia passou por renomadas agências de publicidade como a F/Nazca – Saatchi & Scatchi e a YR, até que, em 2011, assumiu o desafio de mudar de lado na mesa de negociação e sair do papel de agência para assumir o de “cliente”, tornando-se responsável pela estruturação, desenvolvimento, implementação e gestão da área de marketing da Via Varejo e de suas marcas.
Segundo a executiva, é muito importante ser reconhecida, especialmente no varejo, que ainda é percebido como um ambiente muito masculino, e esse tipo de destaque, como o Women to Watch, pode se transformar em incentivo para que mais empresas apostem na liderança feminina. “O equilíbrio de gênero, nas diferentes áreas e cargos, produz resultados mais harmônicos em diferentes escalas”, avalia.
Para Flávia, a mulher ainda encontra dificuldades no mercado de trabalho, não só pelas questões profissionais, mas também pelo fato da famosa dupla jornada, no trabalho e em casa, principalmente porque os homens ainda não são estimulados e educados para a divisão das tarefas domésticas. “A agenda da mulher executiva ainda é muito mais complexa. Mas, acredito, defendo e trabalho pelo equilíbrio sempre. Espero que continuemos perseguindo um ambiente mais igualitário, e que atinjamos um ponto em que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades, as mesmas condições de ocupá-las, além, é claro, do mesmo reconhecimento”, revela.
Mãe de duas meninas, Flávia credita ao preparo e ao profissionalismo o seu sucesso profissional bem como o apoio que recebe da família, dentro de casa,, e, no ambiente de trabalho, dos seus pares e da sua equipe. “Ninguém faz nada sozinho, e todo ambiente em que haja colaboração e equilíbrio na divisão de tarefas, proporciona a entrega de resultados melhores, em casa e no trabalho”, conclui.
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci