Em sua sétima edição e com um perfil multiesportivo, o ASFSA já se tornou ponto de encontro do setor para a prática esportiva, a promoção da saúde, a realização de negócios, a atualização profissional e a divulgação de lançamentos.
Geeente, ainda estou em estado de graça! O que foi essa edição 2019 do Arnold Sports Festival South America? Simplesmente demais!
Para alguém como eu, apaixonada pelo esporte, foi um verdadeiro parque de diversões. Tivemos mais de 40 modalidades esportivas reunidas. Eram esportes e apresentações para todos os gostos, de bike a capoeira, de disputas de cubo mágico a shows de pole dance, passando pelo basquete, rugby, bodybuilding…
Arnold South América 2019
Na sexta-feira fui convidada, pelo segundo ano consecutivo, a ser repórter do programa Você Bonita, da TV Gazeta, apresentado pela Carol Minhoto. Fiquei feliz demais com o convite, eu simplesmente adoooro trabalhar com essa equipe. A gente tem muita sinergia e aí o trabalho rola de uma forma leve e gostosa. Conseguimos fazer uma cobertura completa do evento, mas do tamanho ideal, sem sermos cansativos. Fizemos um tour pela feira, mostrando os principais estandes, as novidades e o que rolou no evento, além de conversarmos com várias celebridades.
Foram encontros realmente incríveis. Tenho que, ao menos, mencionar alguns deles. Conversando com o doutor Paulo Muzzi – o cara é monnnstro, em todos os bons sentidos, hahaha — questionei-o sobre o fato de muitas pessoas não terem condições financeiras para ter um acompanhamento médico ou mesmo nutricional. E ele, com muita clareza e até coragem, destacou que hoje, graças à tecnologia e à realidade digital que vivemos, as pessoas podem pesquisar e encontrar muita informação séria e de qualidade para buscar uma melhor saúde melhor, melhor desempenho e melhores resultados. O doutor deixou a dica: “estudem, se capacitem, busquem conhecimento e organizem alimentação, treino e suplementação”. Aliás, quem também destacou a importância do mundo digital foi o modelo e atleta Erasmo Viana. Ele se declarou fã da tecnologia que possibilita disseminar informação, passar conteúdo, mostrar o que você tem feito e trazer as pessoas para perto de você. Para ele, esse tem sido o principal segredo do sucesso do Mahamudra, um sistema de treinamento e meditação que não para de conquistar novos adeptos.
Também tive oportunidade de entrevistar minha coach maravilhosa, a Ângela Borges, bicampeã mundial de fisiculturismo. Gente, essa mulher não se cansa de ganhar, hahaha. Ela acabou de chegar da Grécia, onde venceu o IFBB Elite Pro Show, e já se prepara para, na próxima semana, embarcar para mais uma série de disputas. Vai lá e arrebenta, Migles.
E ainda pude bater um papo com a belíssima Bella Falconi, que segue plena e mais mamãe do que nunca, cuidando com todo carinho das filhotas Vicky e Stella. Enfim, trabalhei muito, mas aprendi demais e tive a oportunidade de estar com muita gente do bem.
minha participação na feira não foi apenas como repórter. No sábado tive a oportunidade de ficar no estande da Adaptogen Science e, mais uma vez, pude estar ao lado de um time de primeira, com uma moçada que leva o esporte a sério.
Recordes e mais recordes
Eu, que acompanho há muito tempo o evento, posso garantir: a edição 2019 do Arnold Sports Festival South America, realizada no Transamérica Expo Center, bombou, superando todos os números dos anos anteriores.
Foram 40 modalidades esportivas, que reuniram perto de 12 mil atletas. Somente no bodybuilding amador, tivemos 650 atletas inscritos. Corredores e estandes lotados, com cerca de 85 mil visitantes, recorde de público de todas as edições. E os negócios também não ficaram atrás: R$ 150 milhões em volume de negócios, 30% superior ao ano passado. Recordes também na parte educativa do ASFSA: 50 profissionais do Brasil, dos Estados Unidos e de Portugal se dividiram em mais de 60 aulas e palestras, sobre diferentes temas — nutrição, treinamento, fisioterapia e empreendedorismo – reunindo mais de 3 mil congressistas.
Sem dúvida, números incríveis. Mas, de verdade, quem conhece um pouco a vida de Arnold Schwarzenegger, talvez pudesse já ter previsto todo esse sucesso há sete anos, quando o astro desembarcou por aqui. Sim, tudo que ele faz é com foco e quase sempre garantia de sucesso: quando foi bodybuilder, Schwarzenegger colecionou títulos; quando migrou para o cinema, a meta estava em alcançar o estrelato, e assim foi; anos depois, quando decidiu ingressar na política, mais uma vez alcançou sua meta, tornando-se governador da Califórnia. E agora, em sua cruzada pelo fitness, saúde qualidade de vida, seu objetivo é atingir o mundo inteiro.
Carisma e simpatia
E ele tem conseguido. O sucesso no Brasil só confirma: desde que foi lançado, em 2013, o ASFSA não para de crescer e, a julgar pela empolgação de público, expositores e organizadores, essa tendência deve seguir em alta pelos próximos anos. Aliás, aproveito para adiantar a vocês que a edição 2020 já tem data definida: de 3 a 5 de abril, novamente em São Paulo.
Na minha opinião, grande parte desse sucesso se deve justamente ao próprio Arnold. Gente, aos 71 anos de idade, ele se revela incansável. Simpático e bem-humorado, andou durante os três dias pelos corredores da feira, arrastando sempre uma multidão de fãs e distribuindo atenção e sorriso para expositores, patrocinadores e, em especial, para as crianças e para os portadores de necessidades especiais. “Independentemente do nível de condicionamento, deficiência física ou intelectual, todas as pessoas devem praticar esportes”, ele afirmou, durante a abertura do evento. No sábado, demonstrando que não fica só nas palavras, chamou um garoto com necessidades especiais ao centro do octógono e levantou seus braços como um campeão. Cheguei até a comentar esse momento na minha coluna da ESPN dessa semana, foi emocionante. Até brinquei dizendo que nunca vi tanto grandalhão chorando. Mas, de verdade, o Arnold é um cara realmente diferenciado! E, pelo visto, o Brasil já caiu nas graças desse superastro. “Estou muito feliz por ter voltado a São Paulo e ver o sucesso do Arnold Sports Festival South America em motivar as pessoas a praticar esporte e atividade física. Quero tirar as pessoas do sofá e inspirá-las a praticar atividade física. Desde que me aposentei como atleta de bodybuilding, iniciei uma cruzada em prol do fitness em todo o mundo, e ver o interesse dos brasileiros é muito bom. Estarei de volta em 2020”, garantiu. E, no que depender de mim, também já estou garantindo a minha presença na ASFSA 2020: “Hasta la vista, baby”!
Vaja o vídeo de tudo que rolou na Arnold Souht América 2019:
Leia também:
Especial mês das mulheres: Angela Borges
Arnold 2018 bateu todos os recordes
Como perder gordura sem perder músculos – aprenda com os fisiculturistas
Busque seu proposito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci