x

Localizar no site




Fitness

BTFF está confirmada para outubro

Um dos principais eventos de Fitness, do qual eu sou embaixadora, acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Expo Center Norte em São Paulo. Mr. Olympia também será realizado.

 3 de julho de 2020
6 min de leitura

BTFF está confirmada para outubro

Sim, nós vamos ter uma grande feira de fitness ainda este ano! E isso quem me garantiu foi o Anderson Marinho, CEO da BTFF (Brasil Trade Fitness Fair). Mesmo com todas as questões do isolamento social, ele mantém a previsão da data de 23, 24 e 25 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. “Certamente teremos restrições, mas vamos fazer um grande evento que marcará a retomada do setor”, prometeu Anderson. 

Um mercado machucado

Um mercado machucado

Uma coisa é certa: o isolamento social trouxe inúmeros problemas para todos os mercados. E para o segmento fitness  não foi diferente.

Na parte esportiva, todos os atletas tiveram de adaptar seus treinos para realizá-los em casa. Na questão econômica, o mercado sentiu queda em quase todos os seus tipos de produtos.

Claro que alguns produtos tiveram um crescimento de vendas totalmente fora do normal, mas, se avaliarmos o mercado no geral, os números são de forte queda.

Produtos como cordas, colchonetes, halteres e anilhas, por exemplo, que podem ser usados como acessórios de musculação e atividades físicas em qualquer ambiente, tiveram um crescimento absurdo em sites de venda on-line.

Segundo o site Netshoes, na terceira semana de março, quando as recomendações de isolamento foram intensificadas, a procura de alguns desses itens tiveram um aumento de 2.500%

Crescimento das vendas

ProdutoAumento nas vendas
Elásticos e faixas2.500%
Cordas2.000%
Colchonetes e tapetes2.000%
Halteres1.900%
Anilhas1.500%
Fonte: netshoes

Os dados do site, especializado na venda de roupas, acessórios e equipamentos esportivos, mostram um aumento na terceira semana de março em comparação à primeira quinzena do mesmo mês.

No marketplace Mercado Livre, as vendas da categoria de produtos “Fitness e Musculação” registraram crescimento de 132% em março ante fevereiro. Segundo a empresa, as subcategorias que mais se destacaram foram as de halteres, discos e anilhas, com alta de 186%; equipamentos para funcional, pilates e yoga, que subiram 154%, e aparelhos cardiovasculares (que engloba esteiras e bicicletas ergométricas), que tiveram alta de 147%.

Mas essas são ilhas de prosperidade em meio ao mercado bastante machucado. O mercado de academia, por exemplo, foi duramente afetado e acredita-se que o mercado no geral tenha tido uma queda de 40% a 50%.

De acordo com matéria da EXAME,  apesar dos esforços das academia em fazer aulas e programas virtuais, as receitas continuam em queda. “A ClassPass viu sua receita encolher 95% no mundo desde o início da pandemia. A primeira ação da empresa foi renegociar contratos de marketing e até de provedores de software. Toda equipe executiva cortou o próprio salário. 

A rede americana demitiu 22% de seus funcionários e deu licença a cerca de 30%. Em janeiro, havia levantado 285 milhões de dólares de aporte, atingindo a marca de 1 bilhão de dólares em valor de mercado,  tornando-se oficialmente um unicórnio.

No caso da Selfit, a companhia tem caixa para passar por esse momento, mas se preocupa com o futuro. O caixa seria usado para financiar sua expansão – antes da quarentena, abria certa de uma unidade por semana, para dobrar de tamanho e receitas todo ano.”

Por que a feira é importante

E os dados a que tivemos acesso, citados  acima, se referem às grandes empresas do setor;  certamente, as de menor porte sentiram ainda mais o baque. “Mas até mesmo por isso é fundamental que tenhamos a feira. O evento é essencial para o setor e acreditamos que pode ser um indutor da retomada”, afirma Anderson.

E ainda explica que  uma série de medidas será tomada para garantir a segurança de atletas, expositores e visitantes.

“Como o nosso pavilhão é bem grande, não teremos problemas com o distanciamento social e teremos controle de temperatura e limitação da entrada máxima de visitantes, de acordo com a capacidade determinada pelas autoridades competentes”, comenta o CEO.

Além da importância para o mercado, a feira será fundamental para os atletas, que, segundo o responsável pela BTFF, terão tempo suficiente para se prepararem para competir em alto nível.

“No Mr. Olympia, por exemplo, os atletas levam cerca de três meses de preparo. Então, como devemos ter as reaberturas das academias em final de julho, teremos o tempo perfeito para a preparação e para que todos possam fazer uma grande competição.”

Já para outros esportes como o MMA e luta de mão, que necessitam de contato físico, os protocolos ainda estão sendo definidos.  “Esperamos contar com todos os esportes previstos”, diz Anderson.

Por ser a única grande feira do setor com previsão de acontecer ainda em 2020, já que o Arnold confirmou o adiamento para 2021 (confira matéria aqui), a BTFF certamente será um momento ímpar de reencontro do mercado, de atletas e fãs do esporte, tornando o evento ainda mais especial.

“Caso haja algum imprevisto em outubro, já temos a reserva em outro pavilhão para novembro, mas, certamente, a feira acontecerá em 2020”, promete Anderson!

Como embaixadora da BTFF, fico muito feliz de ver o mercado reagindo e espero ver todos vocês lá em outubro!

Leia também:

Secretaria de Esportes do Município de São Paulo se prepara para a retomada

Arnold South América adiada para 2021

Como voltar às academias pós-reabertura?

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci