Dicas e receitas para que seu metabolismo volte à rotina após os exageros do Carnaval.
A gente bem que avisou e deu o caminho na matéria do último sábado de como passar o Carnaval com uma alimentação saudável e sem cometer exageros. Mas, tudo bem! A gente entende se, na animação da festa de momo, você acabou saindo um pouco da linha e agora precisa tentar fugir do prejuízo.
Por isso, seguem algumas dicas e receitas para desintoxicar o organismo e deixar para trás todos os efeitos ruins do Carnaval.
Primeiramente, opte por refeições leves e alimente-se de três em três horas para tentar regularizar o metabolismo que se descontrolou. Escolha sempre refeições à base de carnes magras, leites e derivados desnatados e muitas frutas, verduras e legumes.
Evite consumir frituras e produtos embutidos como linguiça, salame, salsicha, mortadela, assim como também maioneses, creme de leite, molhos e alimentos industrializados que são ricos em sódio, açúcar e gorduras ruins, e prejudicam a desintoxicação.
Nos dias após o carnaval, abuse dos alimentos integrais (pães, massas, arroz, farelo de aveia), pois eles contêm boas quantidades de vitaminas do complexo B e fibras que, junto às verduras e frutas, auxiliarão no processo de desintoxicação do organismo e no bom funcionamento intestinal, que geralmente fica irregular após exageros.
Lembre-se de consumir também alimentos que melhorem o seu sistema imunológico e mantenham o bem-estar do organismo, tais como cenoura, acerola, frutas cítricas, vegetais folhosos verdes escuros (couve, brócolis, espinafre), gema de ovo, castanhas, alho, leites fermentados e iogurtes em geral.
Alimentos como abacaxi, maçã e a couve-manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado. O potássio encontrado em algumas frutas (banana, melão, pêssego, frutas secas) é essencial para quem abusou de bebidas alcoólicas. O uso de limão pode ser interessante pelo fato de esta fruta auxiliar a dissolver toxinas e possuir efeito alcalinizante, auxiliando no funcionamento do metabolismo.
E é claro! Beba bastante água para reduzir a retenção de líquidos e garantir que o organismo funcione bem . A água de coco também pode ser uma opção para uma boa hidratação, assim como alguns chás, como os de carqueja, cavalinha e capim limão, que também auxiliam na desintoxicação.
E, se você quiser a receita de alguns sucos detox deliciosos, pode conferir as receitas exclusivas da chef Malu Lobo na seção Bom Appétit – Fit como as que sugerimos abaixo:
Suco diurético de abacaxi com gengibre
Suco detox de tangerina e cardamomo
Suco detox de espinafre e coco
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci