Conheça a história por trás da parceria entre mim e a Rock Fit, marca de calcados fitness que tem uma linha exclusiva assinada por mim.
Eu conheci o Fernando Davanso, proprietário da marca de calçados Rock Fit na época do lançamento do Fit do Bem, no segundo semestre de 2016. Para quem não conhece, o Fit do Bem é um movimento idealizado e criado por mim para inspirar pessoas a buscarem uma vida com propósitos e mais saudável. O objetivo do movimento é unir mentes que compartilham de um mesmo ideal por uma causa social.
O Fernando estava navegando na internet quando viu uma matéria sobre o Fit do Bem. Em princípio se interessou pelo assunto, em virtude do nome do movimento, mas, ao ler a matéria, se encantou com os valores pregados por mim.
“Li sobre o Fit do Bem e achei demais a ideia do movimento. Aí, comecei a pesquisar sobre você e me identifiquei com sua história e propósito”, ele me contou. Foi então que me procurou, falou sobre a marca de seus calçados e marcamos um bate-papo em meu escritório, aqui em São Paulo! Nascia ali uma história de parceria e de amizade!
A história da Rock Fit
Logo no nosso primeiro encontro, vi que a gente ia realizar algo juntos. Ele me contou sobre a história da Rock Fit, uma empresa familiar criada pela mãe dele, nos fundos da casa da família, em Franca, interior de São Paulo.
“Meu pai tinha uma fábrica de calçados com um sócio, e minha mãe abriu a empresa que se tornaria a Rock Fit, em 1999, exclusivamente para prestar serviços para a fábrica do meu pai. No ano seguinte, meu pai desfez a sociedade, e ele e minha mãe resolveram unir forças. Foi então que decidi sair da empresa onde eu trabalhava, que também era do setor calçadista, e me unir a eles. Era a minha chance de construir algo para a nossa família e transmitir o meu legado”, recorda.
A empresa fabricava calçados para renomadas marcas e, por várias vezes, ao longo dos últimos quinze anos, tentou lançar uma marca própria, mas sem grande sucesso.
Até que, há três anos, em um momento de baixa de pedidos das grandes marcas, Fernando começou a pensar uma saída para melhorar os negócios e, ao pesquisar sobre o mercado Fitness, viu ali um importante filão que poderiam explorar. “A gente já trabalhava com esse tipo de calçados para outras marcas, e eu vi que aquele poderia ser o momento de emplacarmos a nossa marca, em um mercado em franca expansão”, relembra.
E realmente a sua aposta foi acertada. Afinal, o mercado fitness no Brasil, cresce a um ritmo espantoso. Somos o segundo maior mercado de academias em número de estabelecimentos, com quase 32.000 unidades — atrás apenas dos Estados Unidos —, o quarto em número de alunos (8 milhões) e o décimo em faturamento (2,4 bilhões de dólares), de acordo com a IHRSA, associação internacional do mundo fitness.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o mundo da malhação tem sido também um terreno fértil para o nascimento de pequenas e médias empresas: há mais de 6.000 franquias relacionadas à vida saudável, como academias, restaurantes, vestuários e calçados.
O setor já representa 8% do total de franquias no País — em 2013, eram 3%.
Junto à criação da marca e de sua linha de produtos, Fernando entrou com tudo no mercado do comércio eletrônico, outro segmento que cresce bastante no País.
“Abriu-se um novo mundo e começamos a trabalhar fortemente em nossa marca. Mas ainda faltava algo. Foi então que a nossa parceria, Rock Fit e Renata Spallicci, surgiu”, recorda.
Linha exclusiva
Do nosso primeiro bate-papo surgiu o interesse do Fernando em criarmos uma linha assinada por mim, com parte da renda revertida ao Fit do Bem. Tudo aconteceu muito rápido. Acertamos a parte comercial e começou a parte mais gostosa da história.
Lembro de como foi legal o processo de desenvolvimento da linha e da minha felicidade ao ver o meu nome impresso em seus calçados.
Hoje, a linha Renata Spallicci conta com sete tênis superlindos que uso sempre e de que tenho orgulho em ter ajudado a criar e desenvolver. Mais do que isso, posso dizer que a história de amizade e parceria entre mim, Fernando e Rock Fit vai muito além das questões comerciais.
“Acredito que mais do que o interesse pelo fitness, o que nos uniu muito foi a questão de termos os mesmos valores, uma história profissional parecida e termos assumido as empresas de nossas famílias, além da preocupação social e, principalmente, de trabalharmos, acima de tudo, para transmitir um legado”, revela o Fernando.
Um pouco antes de eu embarcar para o Mundial do WBFF, que disputei em Londres no ano passado, recebi uma homenagem superlinda de todos os colaboradores da Rock Fit me desejando sucesso! Foi uma injeção de ânimo para mim e percebi quantas pessoas eu represento cada vez que subo ao palco. E percebi o quanto é bacana a gente se unir a pessoas que compartilham dos mesmos valores que a gente!
Tenho certeza de que a parceria com a Rock Fit ainda dará muitos frutos bacanas e que juntos, Fernando e eu, continuaremos a escrever nossos legados!
Ah, e se você não conhece ainda os produtos da Rock Fit e da minha linha exclusiva, não deixe de conferir no site https://www.lojarockfit.com.br. E lembre-se de que, ao comprar os produtos da linha Renata Spallicci, você ajuda também o Fit do Bem!
Leia também:
Conheça as tendências fitness para 2018
Espalhando a semente do Fit do bem
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci