Confira as novidades do segmento físico para o ano que se inicia.
Todo início de ano, as principais revistas e sites de fitness do mundo analisam quais as tendências para este segmento, neste novo período. É uma forma de apontar caminhos e mostrar as oportunidades para quem curte este universo.
Eu, como amante do mundo fitness, gosto de ficar sempre por dentro de todas as novidades e, é claro, de compartilhá-las com vocês. Por isso, preparei este artigo especial, no qual separei as tendências que foram citadas nas principais publicações do setor!
A principal conclusão de todas as publicações já é uma ótima notícia para todos que gostam do estilo de vida fitness. O segmento e a indústria se tornarão ainda maiores em 2019.
Outra conclusão unânime é que os smartphones, wearables e equipamentos de treinamento continuarão se tornando cada vez mais interconectados, tendência que se mostrará cada vez mais forte.
Segundo especialistas em fitness dos EUA, consultados na pesquisa anual de profissionais de saúde e fitness do ACSM Health & Fitness Journal, os rastreadores de fitness, smartwatches e outros wearables, em 2019, se constituirão na tendência número um do mercado.
O mundo fitness não é mais o mundo de quem apenas treina. Ele se tornou “uma interpretação individual da qualidade de vida e de uma subcultura dentro da nossa sociedade”. Quem diz isso é Niels Nagel, chefe do escritório da Associação Industrial Alemã para Fitness e Saúde (DIFG). Segundo Nagel, isso inclui uma nutrição saudável, idealmente sustentável. “Por exemplo, algumas empresas oferecem aos atletas produtos de comércio justo, enquanto equipamentos de treinamento produzidos de forma sustentável também estão se tornando mais significativos”.
Mas a sustentabilidade também é considerada no sentido do treinamento sustentável: “As pessoas querem se sentir melhor e mais dinâmicas no seu dia a dia, então, elas vão para a academia. Perder peso ou tornar-se musculoso não são mais os principais fatores determinantes”, diz Marius Keckeisen, CEO da Blackroll. “Cada vez mais frequentemente, o foco está em trabalhar com os clientes no tempo disponível para eles, a fim de melhorar sua mobilidade, musculatura e condicionamento físico. O objetivo é passar por suas vidas sem dor física desnecessária ou deterioração. O foco não está mais em alcançar o máximo de resultados.”
Nagel explica: “A tendência agora gira em torno da oferta de pacotes que são acessíveis em uma base flexível”.
Todas as pessoas devem ter a oportunidade de treinar, independentemente do trabalho por turnos ou de esforços físicos. Uma mudança duradoura no comportamento, especificamente a integração da aptidão na vida cotidiana, só pode ser realizada dessa maneira.
Uma nova tendência, principalmente entre os jovens, é a participação em competições. Com isso, o treinamento de alta intensidade e os esportes competitivos passaram a exigir não apenas paixão, mas também uma preparação completa, envolvendo treinamento, alimentação e recuperação.
Mas essa competição deve se adaptar a vida familiar e profissional de cada um, em vez de se tornar um fim em si mesmo. Por isso, mais e mais esportes devem pensar em como estimular eventos competitivos, ao exemplo do que já acontece com as corridas e eventos de Crossfit.
No setor de fitness, principalmente, as competições para as massas ainda precisam ser desenvolvidas. Esse é um desafio que a indústria terá que dominar nos próximos anos, especialmente em relação aos jovens com mentalidade competitiva.
O treinamento em grupo anda de mãos dadas com grandes eventos e competições. “Comunidade é tudo” – agora é o lema de muitos fãs de fitness. Tal postura se aplica tanto à compatibilidade com colegas de trabalho quanto à recreação. Smartphones, mídias sociais e aplicativos como Freeletics e Runtastic são úteis, quando se trata de se manter motivado, além da troca de dicas e truques. “Conceitos que permitem que as pessoas treinem como um grupo sempre têm muitos fãs”, comenta Keckeisen, CEO da Blackroll. “Isso deixa os participantes significativamente mais motivados do que treinando sozinhos. Para alguns, é apenas uma experiência social, enquanto para outros abrange o competir.”
É sabido que os esportes em grupo são especialmente divertidos – os esportes em equipe têm desfrutado de enorme popularidade há séculos. A indústria de fitness reconheceu essa propensão e está gradualmente se tornando um esporte de equipe em muitas áreas. A aeróbica existe há séculos, mas, nos últimos anos, os cursos de Zumba e Piloxing também surgiram. E grandes grupos, como comunidades que treinam ao ar livre, estão surgindo em muitas cidades.
O curso para se tornar um personal trainer ficou mais exigente nos últimos anos. Afinal, os instrutores de fitness estão se tornando mais importantes para os entusiastas do esporte e precisam estar bem atentos às necessidades de seus alunos. E isso deve ter reflexo em suas qualificações. Muitos praticantes do fitness querem assistência individual e personalizada para obter os melhores resultados. Além disso, as novas gerações estão invadindo academias e querem ser bem cuidadas.
Outro ponto é que os instrutores de fitness estão se tornando cada vez mais orientados para os negócios. Muitos estão optando por abrir estúdios, com o objetivo de oferecer um programa de treinamento de alta qualidade a um pequeno público-alvo.
Até 2017, o HIIT era a melhor tendência de fitness nos EUA. Mesmo agora, ainda está em terceiro lugar. Podemos ver que é consistentemente uma das tendências mais populares, apesar do maior risco de lesão. Mas por que o HIIT, um método que proporciona melhorias rápidas na forma física, ainda é uma tendência mundial? “Quando se trata do HIIT, existem muitos conceitos diferentes. Muito trabalho já foi feito aqui, o que significa que as ofertas estão se tornando muito específicas ”, diz Keckeisen.
Além disso, Nagel acrescenta que o HIIT está ganhando espaço com “outros grupos-alvo, como pessoas que querem treinar com muita eficiência”. Mesmo quando se trata de treinamento voltado para a saúde, a exemplo dos diabéticos, aplicações específicas do HIIT podem ter um impacto positivo. “Ao se envolver no HIIT, a supervisão de um instrutor qualificado é importante para evitar problemas musculares, tensões e outros efeitos colaterais não intencionais”, explica Nagel.
A saúde pessoal não é mais apenas uma questão para o indivíduo. Muitas empresas estão incentivando seus funcionários a serem saudáveis, mediante ofertas corporativas de fitness. Para este fim, estão fazendo parcerias com academias ou personal trainers, porque sabem que podem se beneficiar de funcionários saudáveis.
Desse modo, a parceria com academias tem ainda a finalidade de oferecer boas ofertas. A gama vai desde taxas de adesão mais baixas a ofertas especiais e aplicações subsidiadas pela empresa. Algumas empresas maiores estão até instalando academias dentro de suas plantas. Dessa forma, é possível desfrutar de um nível básico de treinamento antes do trabalho, durante o horário de almoço ou à noite.
O uso e a troca de dados por meio de wearables e smartphones parecem que ficaram mais significativos em 2019. “No futuro, a digitalização fornecerá ao usuário uma quantidade ainda maior de informações, o que lhes permitirá projetar com mais segurança e eficácia seu regime de treinamento. Se você está ficando doente, por exemplo, o treinamento não é uma boa ideia, mesmo se você estiver motivado como sempre. É nesse ponto que ter um sistema de aviso antecipado no seu pulso seria útil”, diz Nagel.
Os especialistas acreditam que, no futuro, os rastreadores de fitness não estarão mais presos aos nossos pulsos. Segundo eles, é possível que vejamos sensores que podem ser ingeridos ou implantados sob a pele sendo vendidos em um futuro próximo. Entretanto, 2019 ainda pode ser um pouco cedo para isso.
Não são apenas os wearables e aplicativos que estão interconectados, mas também os equipamentos de treinamento estão se tornando cada vez mais digitais. Hoje, uma máquina pode saber que nível de dificuldade o usuário pode usar melhor em seu plano de condicionamento físico atual e transmitir esses dados para o próximo equipamento que também usa um software inteligente para se ajustar instantaneamente ao pré-requisito do usuário.
Uma grande vantagem para os usuários é que não são apenas os fabricantes individuais que estão conectando seus equipamentos de treinamento, mas sim um processo de conexão entre diferentes marcas, tornando tudo compatível e interconectado.
Pessoas mais velhas irem às academias certamente não é uma novidade. No entanto, essa tendência continua a ganhar impulso, em virtude da maior abertura na indústria de fitness. O crescimento no segmento de fitness sênior é o resultado de uma aceitação mais ampla dessa indústria, que está cada vez mais se ocupando em ser um provedor de saúde e bem-estar, o que atrai inúmeras pessoas da terceira idade para uma vida mais saudável.
Bom, é isso o que entendi ser mais relevante em todas as pesquisas que fiz sobre as tendências 2019. E você, o que espera do mundo fitness em 2019?
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Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci