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Gestão e Liderança

Aprenda a construir um time vencedor

Saiba como formar uma equipe para alcançar resultados surpreendentes.

 21 de dezembro de 2021
5 min de leitura

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Confiar no time é um dos fatores essenciais para a criação de equipes vencedoras. Afinal, os líderes de equipe mais eficazes constroem seus relacionamentos de confiança e lealdade, em vez de medo ou impondo o poder de suas posições.

E, para isso, a primeira regra é você saber formar equipes equilibradas e que possibilite que as competências de cada membro se completem.

A seguir, vou listar algumas ações que julgo essenciais na construção de times vencedores. Confira:

Considere as ideias de cada funcionário como valiosas. Lembre-se de que não existe ideia estúpida.

Esteja ciente dos sentimentos tácitos dos funcionários. Dê o exemplo aos membros da equipe sendo acessível aos funcionários e sensível a seus estados de espírito e sentimentos.

Atue como uma influência harmonizadora. Procure oportunidades de mediar e resolver disputas menores; aponte continuamente para os objetivos mais elevados da equipe.

Seja claro ao se comunicar. Tenha o cuidado de esclarecer as diretrizes.

Incentive a confiança e a cooperação entre os funcionários de sua equipe. Lembre-se de que os relacionamentos que os membros da equipe estabelecem entre si são tão importantes quanto aqueles que você estabelece com eles. À medida que a equipe começa a tomar forma, preste muita atenção às maneiras como os membros da equipe trabalham juntos e tome medidas para melhorar a comunicação, a cooperação, a confiança e o respeito nessas relações.

Incentive os membros da equipe a compartilhar informações. Enfatize a importância da contribuição de cada membro da equipe e demonstre como todos os seus trabalhos funcionam juntos, a fim de  mover toda a equipe para mais perto de seu objetivo.

Delegue tarefas de resolução de problemas à equipe. Deixe a equipe trabalhar em soluções criativas em conjunto.

Facilite a comunicação. Lembre-se de que a comunicação é o fator mais significativo  para o sucesso do trabalho em equipe. Facilitar a comunicação não significa realizar reuniões o tempo todo. Em vez disso,  dê o exemplo, permanecendo aberto a sugestões e preocupações, fazendo perguntas e oferecendo ajuda, além de fazer  tudo o que puder para evitar confusão em sua própria comunicação.

Não deixe de  conversar com os membros sobre o progresso que estão fazendo em relação às metas estabelecidas, para que os funcionários tenham uma noção de seu sucesso e dos desafios que estão por vir. Aborde o trabalho em equipe nos padrões de desempenho. Discuta com sua equipe:

  • O que realmente nos preocupa ao realizar nosso trabalho?
  • O que a palavra sucesso significa para esta equipe?
  • Que ações podemos realizar para cumprir nossos valores declarados?

Certifique-se de ter uma ideia clara do que você precisa realizar; que você sabe quais serão seus padrões de sucesso; que você estabeleceu prazos claros; e que os membros da equipe entendam suas responsabilidades.

Use o consenso. Estabeleça objetivos, resolva problemas e planeje ações. Embora demore muito mais para estabelecer um consenso, esse método, em última análise, fornece melhores decisões e maior produtividade, pois garante o comprometimento de todos os funcionários em todas as fases do trabalho.

Estabeleça regras básicas para a equipe – normas que você e sua equipe estabelecem para garantir eficiência e sucesso. Elas podem ser diretivas simples (os membros da equipe devem ser pontuais nas reuniões) ou diretrizes gerais (cada membro da equipe tem o direito de oferecer ideias e sugestões), mas você deve se certificar de que a equipe crie essas regras básicas por consenso e se comprometa com elas, tanto como um grupo quanto como indivíduos.

Estabeleça um método para chegar a um consenso. Você pode realizar um debate aberto sobre os prós e os contras das propostas ou estabelecer comitês de pesquisa para investigar os problemas e entregar relatórios.

Incentive a escuta e o brainstorming. Como supervisor, sua primeira prioridade ao criar consenso é estimular o debate. Lembre-se de que, muitas vezes, os funcionários têm medo de discordar uns dos outros, e que esse medo pode levar sua equipe a tomar decisões medíocres. Ao incentivar o debate, você inspira a criatividade e é assim que estimula sua equipe a obter melhores resultados.

Estabeleça os parâmetros das sessões de construção de consenso. Esteja atento à frustração que pode aumentar quando a equipe não está alcançando um consenso. No início da reunião, estabeleça limites de tempo e trabalhe com a equipe para chegar a um consenso dentro desses parâmetros. Cuidado com o falso consenso; se um acordo for alcançado muito rapidamente, tenha o cuidado de sondar os membros individuais da equipe para descobrir seus reais sentimentos sobre a solução proposta.

Lembre-se: times de sucesso são construídos diariamente e nunca estão verdadeiramente prontos! Cabe ao líder  ajudar sempre nessa construção e solidificação.

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Rê Spallicci