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Gestão e Liderança

Como ser um líder positivo?

Um ambiente de bem-estar, com relacionamentos verdadeiros, traz resultados para todos

 3 de julho de 2018
8 min de leitura

Aprenda a ser um líder positivo

Em minha carreira de executiva, já me deparei diversas vezes com a mesma história: profissionais altamente capazes tecnicamente, mas que, quando são promovidos para uma posição de liderança, não conseguem obter o melhor de suas equipes. E este realmente é um problema global! Estudos sugerem que 63% dos gerentes dizem que suas habilidades de liderança são médias ou inferiores.

O problema é que a maioria dos líderes são nomeados porque foram tecnicamente bem-sucedidos. E, embora alguns recebam treinamento sobre comunicação, negociação, orçamentos e compliance, quase nunca são ensinados sobre como os cérebros e os corpos das pessoas são preparados para ter o melhor desempenho. Como resultado, em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e incerto, muitos líderes dão o melhor de si, mas não conseguem atingir aqueles resultados que tanto almejavam! Perde a empresa, perde a equipe e perde também o líder!

Então, como  mudar este quadro? Sendo um líder positivo!

O que faz um líder positivo?

Liderança positiva - Palestra Renata Spallicci

Há inúmeros estudos no mundo traçando o perfil ideal do líder positivo, e todos eles têm em comum algo muito simples! O líder positivo investe no bem-estar das pessoas e as ajuda a se sentirem bem e a funcionarem mais efetivamente.

Caso você esteja pensando que apenas proporcionar “bem-estar” pode ser fraco demais para construir um legado de liderança, saiba que há um grupo cada vez maior de pesquisas que sugere que funcionários com níveis mais altos de bem-estar são mais engajados, mais produtivos, vendem mais e têm clientes mais felizes!

E para criar um ambiente de bem-estar, líderes devem cultivar relacionamentos positivos com seus subordinados, baseados, sobretudo, na confiança.

Como desenvolver a confiança

Pode parecer simples, mas uma relação de confiança é algo que não se constrói da noite para o dia, e eu acredito que é a atitude diária que a torna realmente sólida.

Para ser um líder eficaz, você deve aprender a revelar seu verdadeiro eu para seus colegas. Este nível de autenticidade o torna  mais acessível e se transforma em  um catalisador para construir relacionamentos positivos. Já falei bastante a respeito da importância da autenticidade no trabalho no artigo Ser você mesmo é segredo de sucesso no trabalho.

Além disso, você deve aprender a perceber seus subordinados não como números, mas como seres humanos, cada um com seus talentos e forças singulares. Este reconhecimento da humanidade, independentemente da classificação organizacional, facilita ainda mais o respeito por todos os funcionários e a consequente confiança. Por fim, um bom líder positivo aprende a apoiar os funcionários, não mediante erros e comportamentos indesejáveis, mas sim, pela celebração de pequenas vitórias e motivação por meio de imagens positivas.

Como começar

Para promover relacionamentos positivos com sua equipe, você pode começar fazendo as seguintes perguntas:

“Estou sendo eu quando estou com eles?”
“Estou fazendo esforços para entender seus desejos?”
“Eles estão confortáveis ​​em discutir seus problemas comigo?”
“Eu os estou apoiando em seu desenvolvimento?”

Ao fazer isso, você está constantemente monitorando seus esforços para sustentar seus relacionamentos com a positividade.

Outro fator importante a atentar é entender que, hoje, as organizações que causam impacto positivo são formadas por funcionários que são motivados por significado, propósito e visão mais elevados.

Esses funcionários não são motivados apenas pelo salário no final do mês, mas pelo resultado de seu trabalho em fornecer um benefício tangível ao mundo. Se esse benefício for esclarecido desde o início, seu desempenho estará a serviço disso.

Como um líder positivo, esforce-se para comunicar uma visão clara, reforçar os benefícios de seus produtos ou serviços e esclarecer o impacto de longo prazo de seu trabalho, garantindo que seus colegas associem seu trabalho a mudanças positivas.

Ao tomar medidas para as sugestões acima, você estará posicionando sua equipe para o sucesso, da melhor maneira possível.

Conduza os outros por meio da comunicação e das emoções

Pesquisas demonstram que as emoções são contagiosas. Isto é, a expressão emocional de uma pessoa pode produzir emoções semelhantes nas pessoas que a rodeiam. As implicações disso são particularmente úteis no contexto da mudança organizacional.

Por exemplo, a demonstração de emoções positivas de um líder pode produzir uma transformação organizacional, porque suas emoções reverberam até seus subordinados.

Portanto, ao incitar uma onda de positividade, um líder tem a capacidade de impactar toda uma cultura organizacional!

E os benefícios da emoção positiva no local de trabalho vão ainda além: o funcionamento do sistema imunológico resulta em menor absenteísmo dos funcionários e menor rotatividade de empregos, entre outros.

Ademais, usando uma linguagem positiva e de suporte, em vez de negativa e crítica, você incentivará as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo, criando uma onda positiva em toda a empresa.

Agora que já conhece como um líder positivo pode ajudar no desenvolvimento da equipe e no resultado das empresas, vou lhe passar três pequenas ações que você pode implementar em seu dia a dia, e que terão impacto considerável sobre você e sua equipe!

  • Cultive o bom humor

A pesquisa do Dr. Daniel Goleman sugere que 20 a 30% do desempenho é determinado pelo humor dos funcionários. Como? Estudos descobriram que, quando experimentamos emoções positivas – como alegria, interesse, orgulho, admiração, gratidão, por exemplo -, isso amplia nossas mentes,  tornando-nos mais criativos e produtivos.

Sendo assim, que tal sempre começar uma reunião injetando um pouco de bom humor ao ambiente? Um vídeo engraçado, uma história de gratidão são ótimos “quebradores de gelo”e tornam o ambiente mais leve. Isso não significa que as conversas difíceis devam ser evitadas, mas que podemos tê-las com nossos cérebros,  sentindo-se em lugar melhor para lidar com esses desafios.

  • Destaque pontos fortes

Um estudo constatou que, quando um líder tem uma conversa que se concentra principalmente nas fraquezas de um funcionário, o desempenho dele diminui em média 36%. Mas, se o gerente focar a análise principalmente nos pontos fortes do funcionário, o desempenho dessa pessoa melhorará, em média, 27%. É uma grande diferença, já que tudo o que você está fazendo é falar.

  • Construa relacionamentos positivos

Estudos sugerem que nossos relacionamentos com outras pessoas são a melhor garantia para reduzir nossos níveis de estresse e aperfeiçoar  nossa concentração e foco no trabalho. Isso ocorre porque, a cada vez que nos conectamos genuinamente com outra pessoa, o hormônio oxitocina, que induz o prazer, é liberado na corrente sanguínea, ajudando a reduzir a ansiedade e melhorar nossa concentração.

Ao tomar alguns minutos no final de cada dia para agradecer genuinamente a alguém pessoalmente ou por telefone, e dizer  como eles tornaram seu trabalho um pouco mais fácil ou mais agradável, você estará  favorecendo significativamente seus relacionamentos, e também os resultados de sua equipe.
Tenho certeza de que, com essas dicas, você poderá exercer melhor seu papel de liderança e alcançar resultados mais satisfatórios em sua carreira! Mais do que um líder melhor, certamente será uma pessoa melhor! Afinal, cultivar relacionamentos, bom humor e positividade é um ensinamento para a vida!

 

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Rê Spallicci