Uma coisa é desenvolver relacionamentos no escritório ou no trabalho, mas ser ativamente um colega com quem se pode contar e que contribui com a equipe é completamente diferente.
Temos acesso a inúmeros conteúdos que nos mostram como ser um líder melhor ou um colaborador preparado para o sucesso. Mas são poucos os que abordam como ser um colega de trabalho melhor e o quanto isso é fundamental nas equipes e para o próprio desenvolvimento profissional.
Uma coisa é desenvolver relacionamentos no escritório ou no trabalho, mas ser ativamente um colega com quem se pode contar é completamente diferente. Há vários benefícios em ajudar e apoiar outras pessoas no trabalho, como enumero a seguir:
Ajudar os outros no local de trabalho significa que todos estão trabalhando na mesma direção e com objetivos semelhantes. Melhor desempenho geral significa uma equipe mais feliz, avaliações satisfatórias e um ambiente mais agradável para se fazer parte.
Ser um colega solidário não significa assumir trabalho adicional em nome de outras pessoas; trata-se de oferecer orientação, conselho e inspiração para aqueles que precisam.
Ajudar os colegas de trabalho também auxilia no desenvolvimento de soft skills de gestão, como comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisões, além de comprovar suas qualidades de liderança e potencializar sua carreira.
Ao identificar as áreas em que as pessoas precisam de ajuda e responder a elas, você se desenvolve como uma pessoa de grupo, o que é vital em qualquer função.
É essencial que a equipe ao seu redor se sinta à vontade para questionar os problemas e seja honesta com você; caso contrário, os problemas podem surgir depois, quando já é tarde demais para corrigi-los.
Saber como implementar esses pontos e se tornar um colega de trabalho solidário pode melhorar drasticamente sua vida profissional e, é claro, que a forma como fazê-lo varia de pessoa para pessoa. Mas há alguns pontos que, certamente, são fundamentais:
Uma comunicação forte é a base de muitas equipes de sucesso. De equipes esportivas a ambientes de trabalho, a comunicação é uma maneira testada e comprovada de inspirar cooperação. A comunicação também é ouvir e não apenas falar, porque, para uma comunicação forte funcionar, a escuta ativa é essencial.
Como as pessoas geralmente estão ocupadas demais para ajudar, uma das melhores maneiras de mostrar apoio e aliviar a pressão sobre os outros é dando-lhes boa parte do tempo livre que você tiver. Ser generoso com seu tempo também ajuda a construir uma cultura forte dentro de sua equipe.
Ao conhecer sua equipe e aprender sobre interesses, atividades e personalidades, os relacionamentos se tornam mais fortes e mais propensos a enfrentar tempos difíceis. Além disso, relacionamentos fortes podem ajudar a melhorar a comunicação.
Nem todos os dias são perfeitos e um pequeno ato de bondade pode trazer um sentimento positivo ao local de trabalho. Isso pode ser um ato de generosidade, como comprar café para a equipe, dizer a um membro da equipe como ele é valorizado ou agradecer à equipe por seu trabalho árduo.
Busque seu propósito. Deixe o seu legado.
Rê Spallicci