Saiba quais atitudes as empresas podem tomara para garantir a contenção do vírus, mas manter a sustentabilidade dos negócios
O mundo todo está em estado de atenção, em virtude da pandemia do Coronavírus. No Brasil, o problema se agravou no final da última semana, advindo da explosão de casos no País. Os governos federal e estadual vêm tomando medidas, como proibição de eventos esportivos e sociais, restrição de visitação em lugares públicos, entre outras ações.
E o universo corporativo também está se mobilizando para pensar soluções que possam ajudar a conter e mitigar os riscos da doença, sem comprometer totalmente o andamento dos trabalhos e da produção. Afinal, é importante sempre salientar que uma total parada das empresas traria prejuízos financeiros e sociais que podem ser tão graves ou até mais do que os efeitos do vírus.
Vale lembrar que ainda estamos vivendo uma situação de fragilidade econômica no Brasil e que uma parada total das atividades industriais e comerciais traria um efeito catastrófico para a vida de todos.
Pensando nisso e de posse da experiência que estou tendo na Apsen com nosso comitê de crise, resolvi listar algumas iniciativas de renomadas empresas do Brasil e do mundo, que podem ser adaptadas à realidade de as empresas, para evitar comprometer a sustentabilidade dos negócios, mas, ao mesmo tempo, ajudar a conter a propagação da doença.
Confira
Sempre tendo em vista que a saúde deve ser sempre a nossa preocupação número um, não podemos esquecer que temos também que pensar estratégias para mitigar os riscos para toda a sociedade também pensando nos impactos sociais e econômicos.
Leia também:
Coronavírus – que é e como se prevenir
Dicas para ser produtivo em home office
Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Rê Spallicci